sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Gattaca - Experiência Genética (1997)

Hoje foi-nos proposto mais uma vez a visualização de um filme, inteiramente ligado com a genética, matéria que neste momento leccionamos.
Gattaca -Experiência Genética, é um filme de ficção científica produzido nos Estados Unidos em 1997, pelo realizador Andrew Niccol. Este filme conta com a participação de Ethan Hawke (Vincent Freeman / Jerome Morrow), Uma Thurman (Irene Cassini), Jude Law (Jerome Eugene Morrow), Gore Vidal (Diretor Josef), entre muitos outros grandes actores.

Posto isto, vou deixar-vos com uma breve sinopse do filme seguido do trailer do supracitado filme.

Num futuro no qual os seres humanos são escolhidos geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas inválidas. Vincent Freeman (Ethan Hawke), o primogénito, nasceu do amor de seus pais sem preparos genéticos. Tem desde pequeno, o desejo de ser um astronauta, mas tem em seu código genético predisposições à doenças que não lhe permitem nada melhor em vida que o emprego ligado a limpezas. Consegue, porém, um lugar de destaque numa corporação, escondendo sua identidade genética verdadeira. Tudo segue perfeitamente, com muito esforço, até que no seu emprego um assassinato põe a máscara em risco, podendo expor seu passado. Gattaca remete-nos a um suposto futuro não tão distante, que nos mostra uma sociedade em que o Estado não tem controlo sobre a visão social da qualidade genética e em que tal manipulação genética criou novas espécies de castas, preconceitos e divisões sociais, aparentemente legitimadas pela ciência. Aos pais que desejam ter filhos é dada a oportunidade de escolher e manipular a interacção entre seus gâmetas, para gerarem filhos com a combinação melhor de qualidade genética possível. Esse procedimento acaba por criar uma distinção de quem está mais apto para a vivencia na sociedade e como resultado final, gera uma tarja a ser carregada para resto das suas vidas: Válido, no geral frutos dessa combinação genética planejada; ou Não-válido, humanos menos perfeitos, com mais propensões a doenças e deficiências, mesmo que mínimas. Aos Válidos são disponibilizados os melhores empregos e as grandes competições, enquanto para os Não-válidos é limitada a liberdade de escolha, por meios socioeconómicos, e como o próprio filme exemplifica, pelo seu currículo genético não se consegue um emprego melhor que auxiliar de limpeza. A história do filme envolve dois irmãos, "Vincent Anton" e "Anton", respectivamente concebidos de maneira natural e manipulado geneticamente. Ambos carregam o nome do pai, mas ao saber do resultado genético do primogénito, o pai inclui um primeiro nome diferente no filho não tão perfeito, resguardando seu nome para um segundo filho, supostamente o mais bem sucedido. O primeiro, Não-válido, mesmo tendo pré-disposição a várias doenças e uma previsão de sua morte para seus 30 anos, busca realizar seu sonho contra tudo e todos. Deseja Viajar para as estrelas e com todo seu esforço e um pouco de corrupção do sistema, tenta superar os limites impostos ao seu destino, sendo obrigado a esconder de todos quem ele realmente é.

Sem comentários:

Enviar um comentário