terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Genética do Cancro

Oncogenes

Proto-oncogenes – genes normais que estimulam a divisão celular, estando implicados na regulação da proliferação e da diferenciação das células.


Oncogenes – São sequencias de DNA resultantes da alteração quantitativa ou qualitativa (mutação) de Proto-oncogenes e que podem conduzir á formação de um tumor (cancro).


A mutação de um proto-oncogene em oncogene resulta da exposição a factores ambientais da natureza física, química ou biológica (agentes mutagénicos).


Genes Supressores Tumorais

Genes Supressores Tumorais – tal como os Proto-oncogenes estão envolvidos na divisão das células mas as proteínas a que dão origem contrariam o estímulo proliferativo dos Proto-oncogenes através de uma acção inibidora.

Quando estes genes sofrem uma mutação perdem a capacidade de realizar este controlo e a divisão celular realiza-se de forma descontrolada originando um cancro.

Aparecimento de um Cancro

Todos os cancros são genéticos na medida em que resultam de alterações de DNA mas os cancros hereditários são raros. Neste caso a alteração genética está presente em todas as células do indivíduo e manifesta-se muito cedo.

A maioria dos cancros (cerca de 95%) são cancros esporádicos e surgem como resultado de mutações somáticas que resultam da interacção ente o genoma do indivíduo e o ambiente (vírus, bactérias, hormonas, fumo do tabaco, radiações solares, poluição do ar, produtos químicos etc.)
Consoante o cancro, varia a importância da componente genética em relação à ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário