sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

I am a Legend - "the last man on earth in not alone"

Hoje, dia 8 de Janeiro, a nossa aula laboratorial transpôs-se para o anfiteatro da nossa escola para a visualização do filme “I am Legend” do realizador Francis Lawrence, com a participação de Will Smith. Posto isto, no final do mesmo foi-nos pedido um comentário pessoal do filme visualizado, admitindo os seguintes parâmetros:


Tema do programa de Biologia 12º, com que está relacionado: O património genético, nomeadamente mutações.
Ramo da investigação científica interpretado por Will Smith: Virologia (ver Obs. em baixo)
Agente Patogénico causador da infecção: Alteração do vírus do sarampo.
Causa inicial da infecção: Criação de uma cura para o Cancro.
Método de trabalho seguido pelo cientista: Processo experimental que mantinha em cativeiro ratos infectados para encontrar uma cura para o vírus.
Forma como o cientista lida com a solidão: O Isolamento que este sofre, é quebrado apenas pelo companheirismo de sua cadela [pastor alemão] Samantha ( "Sam"), e pela interacção com manequins que ele estabeleceu.
Incoerências verificadas no enredo: O facto de os mutantes terem acções de vampiros, através das mordidelas.
Atitude final do cientista: O cientista fecha Anna e Ethan num depósito de carvão, e sacrifica a sua vida pelos sobreviventes, usando uma granada de mão para se matar, juntamente com os Darkseekers. A meu ver, foi sem dúvida uma atitude louvável.
Probabilidade de uma infecção semelhante poder acontecer na actualidade: Hoje em dia, a Ciência e a Tecnologia, profundamente ligadas e interdependentes, têm fornecido importantes conhecimentos sobre a vida, ao mesmo tempo que começaram a manipulá-la. Neste campo pode haver algum descontrolo sobre o desconhecido, o que me leva a dizer que Nada é impossível.



Reflexão Critica.


Em Setembro de 2012, o virologista do Exército, tenente-coronel Robert Neville (Will Smith) é deixado como o último homem saudável na cidade de Nova York. Três anos antes Doutora Krippin Alice (Emma Thompson) alterou o vírus do sarampo para criar uma cura para o Cancro com uma taxa de sucesso de 100%. No entanto, o vírus espalhou-se em todo o mundo e matou 5,4 bilhões de pessoas (90% da humanidade). Dos 600 milhões de sobreviventes, apenas 12 milhões de pessoas possuíam uma imunidade natural ao vírus. O resto degenerou careca, pálido, seres agressivos conhecidos como "Darkseekers", que matou a restante população imunológica humana. O “Darkseekers ", assim chamado por se esconder em prédios e locais escuros durante o dia devido a uma intolerância á radiação UV, apresentam maior velocidade, agilidade, agressividade e força, bem como o aumento dos batimentos cardíacos, o metabolismo e as taxas de respiração aumentando assim a temperatura do corpo. Apesar de seu comportamento primitivo, estes mutantes parecem manter uma animalesca astúcia e capacidade de se organizar. Neville, que perdeu a sua mulher Zoe (Salli Richardson) e sua filha Marley (Willow Smith) num acidente de helicóptero durante a evacuação de Manhattan, em Dezembro de 2009, tem uma rotina diária que inclui as experiencias em cativeiro de ratos infectados para encontrar uma cura para o vírus. Ele também aguarda a cada dia para uma resposta ao seu contínuo registo de transmissões de rádio AM, que instruem os sobreviventes infectados para encontrá-lo ao meio-dia, no South Street Seaport. O Isolamento que este sofre, é quebrado apenas pelo companheirismo de sua cadela [pastor alemão] Samantha ( "Sam"), a interacção com manequins que ele estabeleceu numa loja de vídeo e gravações de programas televisivos de idade, é a forma que este encontra para lidar com a solidão. Quando uma das suas experiencias com ratos mostra um tratamento promissor, Neville prepara uma armadilha e capta uma mulher infectada, com ele vê-la um macho enfurecido Darkseeker. No seu laboratório, localizado no porão de sua casa, Neville tenta tratar a mulher infectada, sem sucesso. No dia seguinte, no seu aniversário, depois de encontrar uma de suas manequins, ele cai numa armadilha, quando este finalmente recupera a consciência e consegue se libertar, já anoiteceu e ele é atacado por uma matilha de cães infectados e com eles vinha também o macho alfa. Apesar de Neville e a Sam conseguirem matar os cães, um dos cães infectados morde a Sam. Neville leva a companheira ferida para o seu laboratório na tentativa de curá-la, mas ela começa a apresentar sintomas e tenta atacar Neville, então ele é forçado a estrangulá-la até a morte. Mais tarde, á noite, vencido pela dor e raiva depois de enterrar a Sam, Robert ataca um grupo de pessoas infectadas.
Apesar de matar um grande número de Darkseekers, os infectados quase matam Neville, sendo ele resgatado por um par de sobreviventes imunes, Anna (Alice Braga) e um jovem rapaz chamado Ethan (Charlie Tahan), que ouviram as suas transmissões de rádio. Anna e Ethan levam para casa Neville ferido, onde Anna explica que eles estão a fazer o seu caminho para um acampamento de sobreviventes, em Bethel, Vermont. Quando Anna afirma que o encontro não foi coincidência, mas faz parte do plano de Deus, Neville furioso, dada a devastação efectuada pelo vírus Krippin, não acredita na existência de Deus. De repente, o macho alfa lidera um grupo de infectados para um ataque contra a casa, tendo seguido Anna e Neville na noite anterior. A força Darkseekers fez Neville, Anna e Ethan a recuar para o laboratório do porão. Eles focam-se em num compartimento com a mulher infectada, e é no momento que eles descobrem que o tratamento de Robert está a resultar, a rapariga infectada reverteu para uma forma mais humana. Infelizmente os infectados chegam ao porão, onde o macho alfa começa a rachar e quebrar o vidro acrílico que os separa. As rachaduras parecem-se como as asas de uma borboleta, momento em que Neville se lembra de sua filha que dizia “uma borboleta” na noite que ela morreu. Ele percebe também uma tatuagem de borboleta no pescoço de Anna e entrega-lhe uma amostra de sangue da fêmea infectada e diz: "A cura está no sangue dela... Acho que é por isso que tu estás aqui." O cientista fecha Anna e Ethan num depósito de carvão de idade e sacrifica a sua vida por eles, usando uma granada de mão para se matar e atacar os infectados. Anna e Ethan seguem viagem para Vermont para localizar os sobreviventes da colónia, onde Anna tinha em suas mãos a cura. No final Anna afirma que os sobreviventes foram a “missão” de Robert Neville, porque toda a sua luta por uma cura tornou-se uma lenda.


Obs. Virologia é o estudo dos vírus e suas propriedades. Essencialmente, os vírus são “ácido nucléico envolvido por um pacote protéico”, inertes no ambiente extracelular, somente sendo capazes de reproduzir-se dentro da célula hospedeira, por isso são frequentemente classificados como "parasitas intracelulares obrigatórios".







Sem comentários:

Enviar um comentário