De desafios se faz a vida! Superá-los acrescenta sempre algo a um caminho que permanentemente se vai reconstruindo, refazendo e reforçando. O que pode ser interessante ao longo deste último ano de secundário é ir descobrindo que os desafios que quotidianamente enfrentamos se cruzam muitas vezes com os dilemas, avanços e recuos que as ciências da vida e toda a tecnologia que as envolve vão experimentando.
Desde a concepção de um ser humano até á manipulação do material genético dos seres vivos em geral, passando pelo controlo da fome, de doenças, de pragas e culminando na degradação ambiental que se tornou neste século uma emergência planetária, não cessamos de nos confrontar com desafios tecnocientíficos que tocam de forma profusa a vida de todos. A agricultura, o diagnóstico e tratamento de doenças, o ambiente, a indústria alimentar e farmacêutica, a investigação histórica e criminal são áreas onde a Biologia, na fronteira do conhecimento, se desafia a si própria em cada dia.
Não chega conhecer a linguagem científica com que diariamente nos confrontamos. Precisamos também de desenvolver atitudes, valores e aprender a fazer opções. Á emergência da biotecnologia que caracteriza o nosso tempo temos de ser capazes de responder com a eficácia que ela exige.
Um percurso gratificante e eficaz desde os desafios da Biologia até aos desafios pessoais e sociais é o desafio que este blogue “A Essência da Vida” aqui deixa.
Juliana Correia :)
Sem comentários:
Enviar um comentário